Pesquisar este blog

sábado, 15 de maio de 2010

Pré-história da América: primeiros habitantes e ocupação humana no Brasil

Tradicionalmente, os estudos sobre a pré-história e, em especial, a pré-história da América são complicados e polêmicos. O fato de estudarem sociedades que desapareceram há milhares de anos e que deixaram poucos registros, sobretudo por não conhecerem a escrita, é um primeiro complicador. Além disso, o pesquisador trabalha com fósseis, esqueletos, pedras manuseadas, pedaços de madeiras queimadas e outros objetos pouco comuns que exigem técnicas e procedimentos diferentes (escavações, prospecções, datação pelo carbono radioativo) para sua compreensão e análise.

Todas essas dificuldades e polêmicas são reproduzidas nos estudos relacionados ao povoamento do continente. Existe uma série de estudos sobre como os primeiros seres humanos chegaram ao que muito mais tarde seria chamado de América. A maioria dos pesquisadores admite que o homem veio da Ásia para a América através do Estreito de Bering. Esse caminho terrestre surgiu no período glacial, quando o congelamento da água expôs o fundo do oceano nos trechos mais rasos e criou "pontes" de gelo; como a última glaciação terminou há 12 mil anos os pesquisadores acreditam que os primeiros americanos teriam chegado por essa época.

Os grupos que povoaram a América, dependendo de seus locais de morada ao longo do continente, apresentavam modos de vida diferentes. Os pesquisadores dividem em quatro modelos básicos:
1) Caça e coleta generalizada: leva este nome por se alimentarem de animais e plantas de tamanhos diversos.
2) Caça especializada: caçavam, especialmente, grandes animais, como os mamutes, por exemplo.
3) Exploração de recursos aquáticos: vivam a base da pesca e coleta de moluscos. Deu origem a cultura sambaqui.
4) Modo de vida ártico: viviam nas regiões frias, ao Norte do continente. Caçavam animais como urso-polares, focas e leões-marinhos. Os esquimós são seus descendentes.

A Pré-história do Brasil
A velha história dos índios não civilizados que habitavam nosso território quando os portugueses aqui chegaram está dando lugar a outra sobre importantes civilizações. Pesquisas recentes mostram que o país tem um passado bem mais rico do que se pensava. Em vários sítios arqueológicos são estudados vestígios de antigos povos que remontam um cenário incrível. De norte a sul, nossas terras abrigavam grupos organizados em classes e que ocupavam espaços planejados. Veja o mapa:

Pesquisas arqueológicas feitas na Amazônia descrevem o auge de sociedades formadas por indígenas de diversas etnias que se tornaram auto-suficientes e criaram pólos de agricultura e cerâmica entre 1000 e 2000 atrás. Hoje também se sabe mais sobre os sambaquis, comuns no litoral. Muito além de amontoados de conchas e restos mortais como são descritos, esses monumentos eram edificados para servir de moradia. No sambaqui Jabuticabeira 2, de Jaguaruna, a 157 quilômetros de Florianópolis, existem 40 mil corpos.

Acredita-se que diferentes partes da região, de Rondônia ao Pará, incluindo o baixo rio Negro, próximo a Manaus, já eram ocupadas 9 mil anos atrás. Esses povos sobreviviam da pesca, da coleta e da caça. É possível que o processo de domesticação de inúmeras plantas hoje consumidas, como mandioca e pupunha, tenha sido iniciado pelos primeiros índios da região.

Na Amazonia, arquelogos e moradores interagem trocando informações sobre as cerâmicas encontradas

Nesse mesmo sentido, estudos na área de Paleontologia revelam que há 10 mil anos habitavam áreas de todo o país animais de grande porte, como a preguiça-gigante. Diferentemente das preguiças atuais, comuns na Amazônia, as gigantes dificilmente subiam em árvores, já que tinham de 3 a 6 metros de comprimento e chegavam a pesar 5 toneladas. O aquecimento geológico ocorrido há 10 mil anos foi fatal para os gigantes e fez com que apenas os menores se salvassem, refugiando-se nas florestas tropicais.

Arqueologia amazônica: preguiça-gigante

Essas mudanças no cenário e nas formas de ocupação das terras do país nos mostram nossa história é bem anterior à chegada e ocupação européia, para quem as civilizações surgiram apenas depois da escrita. Nos mostra também, a importância de preservarmos a História para que possamos buscar a compreensão do passado do local que vivemos, assim como do nosso próprio passado.

Fontes de pesquisa:
http://revistaescola.abril.uol.com.br/ensino-medio/era-vez-america-427361.shtml#

13 comentários:

  1. psssor vo usa esse testo pra estudar '

    ResponderExcluir
  2. Use-o! Mas não se esqueça que é para estudar o final do Capítulo anterior, também...

    ResponderExcluir
  3. professor eu achei muito legal principalmente,a parte DA Pré-história no Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. professor......... esse video é : S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L !!!!!!!!!!!!!!!! Perguntas sobre o video : É VERDADE QUE A PREQUICA-GIGANTE ERA MAIOR DO QUE OS DONOSSAUROS DO JURASSIC PARK ?????? E QUE O DINOSSAURO QUE ERA PARECIDO COM O HIPOPOTAMO É O TAMANHO DELE SO QUE AFRICANO ??????? RESPONDE HEIN PISSOR.....

    ResponderExcluir
  5. oi professor
    eu achei o video muito legal , pois é interessante ver uma preguiça pequenina e uma grande quase do tamanho de um dinossauro herbivaro ....

    ResponderExcluir
  6. EEEEEEEEEEEEEEEe to dnv falando otro comentario xD hj a aula do profsor foi bem massa d + o prefessor é o melhor ²

    ResponderExcluir
  7. Oi professor gostei do video você poderia trazer mais dessas aulas para agente né.
    A gente esta estudando a mesma coisa em outra materia.Professor dai da pra vc me explicar como se cria o blog ta.
    Até professor qurque coisa mande seu recado no meu orkut blz!?

    ResponderExcluir
  8. e a e professor vc e nota mil
    vc faz coisas muito ingrassados e faz agente sorrir as vezes vc e bravo e nos fica triste
    mas no fim vc e muito legal valou abrasso

    ResponderExcluir
  9. ´nos achamos legal a preguiça gigante




    marcos
    gian

    ResponderExcluir
  10. o video foi interessante nimguem imaginava que a preguiça era maior que um dinossauro

    ResponderExcluir
  11. Psoor nao sou muito fã de historia , mais achei os conteudos bem legais!

    Flw

    ϟ

    ResponderExcluir
  12. oi professor tudo bem? Vc é muito engraçado e muito muito muito muito legal mas as vezes você fica bravo mas eu ja estou acostumada rsrsrs...BJSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir