Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Recordar é viver! [Especial 8ª série]

Com a proximidade da formatura dos alunos da 8ª série publico aqui alguns dos momentos importantes (e inesquecíveis) que tivemos juntos, nestes 4 anos de maravilhoso convívio! Vamos relembrar (e rir!) juntos? Lá vai:

Matéria da TV Tarobá sobre o Fórum IMIN 100 (2008):

Inconfidência Mineira, uma interpretação (2010):

Família Real no Brasil, uma interpretação (2010):

O grito do Ipiranga, uma interpretação (2010):

Sou muito grato a TODOS vocês! Parabéns pelo término de mais um ciclo! Sejam felizes em seus novos desafios!

Abraços,
Prof. Samuka Araújo!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Escola Villasboas - 8ª Série - Orientações para trabalho sobre HISTÓRIA ORAL

Para o estudo da história contemporânea, os historiadores utilizam, além das fontes escritas, a história oral - uma metodologia de pesquisa que consiste em registrar o testemunho de alguém sobre determinado fato, suas lembranças do cotidiano ou suas experiências do passado. O depoimento de uma testemunha não é, contudo, a "verdade" nem a palavra final, definitiva e completa do que aconteceu no passado. Trata-se, sim, de uma visão pessoal do acontecimento e essa visão pode confirmar, acrescentar ou mesmo contradizer o que conhecemos sobre o passado.

Com seu grupo, você vai realizar uma entrevista tendo como tema central "Brasil: décadas de 1960 a 1990". Para isso, oriente-se pelas etapas abaixo descritas.

PRIMEIRA PARTE - Preparação da entrevista

a) Escolham quem será entrevistado, lembrando-se que, obrigatoriamente, a pessoa deve ter a idade descrita na época escolhida.

b) Decidam qual dos 03 temas da história do Brasil a ser investigado:

- Sociedade e política na época da Ditadura Militar no Brasil (idade mínima: 55 anos).

- Governo Sarney e Constituição de 1988 (idade mínima: 50 anos).

- Eleições de 1989, Governo Collor e impeachment (idade mínima: 45 anos).

c) Pesquisem sobre o tema da entrevista. É importante conhecer o assunto para saber conduzir bem a entrevista.

d) Façam um resumo da época do tema da entrevista para saber o que conversar com o entrevistado. Isso vai reavivar a lembrança dele sobre os acontecimentos passados.

e) Elaborem, ao menos, 10 perguntas. Devem ser perguntas abertas, que facilitem ao entrevistado relatar suas experiências.

SEGUNDA PARTE - Realização da entrevista

a) Combinem com o entrevistado o dia e a hora da entrevista. Lembrem de avisá-lo do tempo necessário para fazer o trabalho (aproximadamente uma hora).

b) Preparem o equipamento de trabalho: gravador ou celular para gravar a conversa (verifiquem pilhas ou a carga da bateria), caderno e caneta para anotar os nomes ditos pelo entrevistado, uma máquina fotográfica, resumo do tema e perguntas.

c) Liguem o gravador ou celular e leiam para o entrevistado o resumo do tema que o grupo preparou. Deixem-no à vontade para interromper a leitura e fazer comentários a respeito. Isso também faz parte da entrevista.

d) Comecem as perguntas, uma por vez, sem se preocupar em ter todas elas respondidas da forma com que vocês imaginam. Talvez, a pessoa escolhida leve a entrevista para outro lado e o ideal não é interrompê-lo, mas deixá-lo lembrar do máximo de coisas possíveis.

TERCEIRA PARTE - Tratamento da entrevista

a) Reunir o grupo, em sala, junto com o professor, para discutir os pontos mais importantes e a forma com que a entrevista se tornará um jornal. Serão necessárias quatro reportagens sobre o tema:

REPORTAGEM 1 – Reportagem central: resumir a época escolhida, somente através daquilo que estudamos, sem contar a história ou versão do entrevistado. Não se esqueça de escolher uma foto que ilustre o período histórico. Quantidade mínima de caracteres desta reportagem: 1.200 caracteres. Link para contar os caracteres de seu texto: http://www.mestreseo.com.br/ferramentas-seo/tamanho-do-texto/

REPORTAGEM 2 – Biografia do entrevistado: breve histórico da pessoa escolhida, dizendo o nome completo, idade, local de nascimento, profissões que já teve ou tem, se é aposentado e demais informações importantes sobre a pessoa. Não se esqueça de tirar uma foto do ou com o entrevistado para anexar a esta reportagem. Quantidade mínima de caracteres desta reportagem: 750 caracteres.

REPORTAGEM 3 – Entrevista: utilizar trechos da conversa que tratem da época histórica escolhida para contar a visão da pessoa sobre aquele tempo. Quantidade mínima de caracteres desta reportagem: 750 caracteres.

REPORTAGEM 4 – Reflexão do grupo: escreva um texto a partir das seguintes questões: A) As lembranças do entrevistado confirmaram, completaram ou contradizem o tema que nós estudamos? B) Selecionem um trecho da fala do entrevistado para justificar a resposta dada à pergunta anterior. Quantidade mínima de caracteres desta reportagem: 750 caracteres.

QUARTA PARTE - Redação

- Todo jornal possuí um nome. Escolham um nome criativo ao jornal do seu grupo.

- Cuidado com a redação dos textos, para não cometer erros gramaticais ou de ortografia.

- Mantenha atenção quanto ao tema de cada uma das entrevistas, assim, seu grupo corre menos riscos de fugir do tema.

- Caso tenha qualquer dúvida quanto ao andamento do trabalho, pergunte ao professor em sala, através do e-mail samuel_londrina@yahoo.com.br ou pelo blog www.professorsamuka.blogspot.com.

PONTUAÇÃO:

- Cada reportagem (e sua produção) será avaliada pelos Prof. Samuel Araújo e Tiago Buranello. No caso da disciplina de História, elas terão valor de 0,5 pontos cada um, totalizando 2,0 pontos. No caso da disciplina de Produção de Texto o valor total será de 1,0 pontos.

DATA DE ENTREGA:

- O trabalho deve ser entregue ao Prof. Samuel Araújo até o prazo máximo de 28 de Novembro de 2011.