+do+pintor+belga+Peter+Bruegel.jpg)

Blog destinado a manter contato com meus alunos: informando, debatendo e aprendendo. Juntos.
Os dois lados das Cruzadas: o cristão (esquerda) e o muçulmano (direita)
"Infiéis" na Terra Santa
Jerusalém havia sido dominada pelos turcos, que eram praticantes do Islamismo e proibiram a presença cristã na chamada "Terra Santa". Essa primeira Cruzada durou três anos: percorreu grande parte do continente europeu e, atravessando parte do mar Mediterrâneo, chegou a Jerusalém por terra.
Ao longo de mais de 200 anos, entre os séculos 11 e 13, foram realizadas oito Cruzadas. A mais longa durou seis anos e a mais curta, apenas um. No decorrer desse período, as Cruzadas foram desfazendo o isolamento em que a Europa se metera na Alta Idade Média, e reativando cada vez mais o trânsito por mar, chegando, inclusive, a retomar o contato com o continente africano.
Essas expedições em busca de novas terras atraíam milhares de pessoas. Havia um forte elemento religioso que motivava essas pessoas a virarem os "soldados de Deus". Ao atribuir às Cruzadas o caráter de "Guerra Santa" e considerá-las sagradas, a Igreja católica prometia aos seus soldados um lugar no Paraíso, depois de sua morte. Mas, além da justificativa religiosa, o interesse econômico de atacar outros povos, invadir suas cidades e saquear suas riquezas, era certamente algo interessante para os cavaleiros que marchavam nas Cruzadas.
Uma Cruzada paralela
Assim, mais do que empreendimentos exclusivamente espirituais, as Cruzadas foram financiadas tanto pela Igreja, como pelos nobres e por ricos comerciantes, como um negócio ou investimento. Por outro lado, uma legião de miseráveis acabou se juntando à primeira delas, e compôs uma Cruzada paralela, não oficial, que chegou a ser condenada pelo Papa.
Isso ocorreu entre 1096 e 1099. Assim, essa primeira expedição oficial que rumava para Jerusalém, a fim de reconquistar a terra ocupada pelos turcos, foi copiada por uma expedição de pobres e miseráveis, que também queria seu lugar no céu, bem como riquezas na Terra. No entanto, essa "Cruzada paralela", organizada por Pedro, o Eremita, que conseguiu juntar 50 mil fiéis, foi aniquilada ao chegar em Constantinopla.
Já a Cruzada oficial, financiada pela nobreza e comandada por Godofredo de Bouillon, contou com 100 mil homens soldados e terminou com um final feliz para os cruzados: eles conseguiram não só reconquistar Jerusalém, como também a tomar a terra dos turcos.
Diversas representações de cruzados (guerreiros cristãos), um cavaleiro templário e imagem do filme "Cruzada"
Saladino e Ricardo Coração de Leão
Quase 50 anos depois, Jerusalém foi reconquistada pelos turcos e a Igreja teve nova justificativa para empreender uma outra Cruzada. Assim, entre 1147 e 1149, ocorreu a Segunda Cruzada, financiada por nobres franceses e germânicos. No entanto, essa campanha resultou num grande fracasso para os europeus.
Quatro décadas se passaram, quando se resolveu empreender mais uma expedição militar à Terra Santa, que, dessa vez, estava sob o domínio de um sultão árabe, Saladino. Essa Terceira Cruzada, ocorrida entre 1189 e 1192, mais do que ter financiamento dos nobres, teve a presença dos reis de três dos principais reinos daquele período: da França, com Felipe Augusto; da Inglaterra, com Ricardo Coração de Leão, e do reino germânico, com Frederico Barba Ruiva.
GRUPO II - "Os 2 lados das Cruzadas: A visão muçulmana": http://professorsamuka.blogspot.com/2010/06/os-2-lados-das-cruzadas-versao.html
- A participação no debate vale 0,3 pontos. Serão avaliados os seguintes itens sobre a participação no debate: 1) Comportamento e organização individual ou do grupo; 2) Caracterização e figurino; 3) Argumentação nos questionamentos ou nas respostas.
Como devo fazer o trabalho escrito?
- A partir do texto preparado pelo professor, do livro didático, do blog do professor e de outras fontes, o aluno deve fazer o trabalho proposto pelo professor, respondendo as questões relacionadas as Cruzadas.
- O trabalho escrito pode ser feito individualmente ou em dupla. Porém, sua dupla deve ser do mesmo grupo que o seu (Grupo I ou Grupo II).
- O trabalho escrito deve ser entregue na mesma data em que acontecer o debate.
- Trabalho escrito individual ou em dupla (VALOR 1,5)
- Serão aceitos somente os trabalhos manuscritos com CANETA AZUL OU PRETA.
Onde encontro as questões do trabalho?
Você pode tirar o xerox das questões na secretária da escola ou através do link abaixo:
http://professorsamuka.blogspot.com/2010/06/barao-do-rio-branco-6-series-trabalho.html
E se eu tiver dúvidas?
Qualquer questionamento pode ser feito ao professor em sala de aula ou através deste blog.
Caso você ainda não tenha tirado o xerox na escola, clique nas imagens abaixo para ampliá-las e depois imprima os dois arquivos.