Vocês já devem ter cansado de me ouvir falar isso! Então, para facilitar a vida, vou postar alguns mapas e vídeos que explicam melhor o título deste post. Mas, antes, vamos aos mapas:
Este primeiro mapa representa a região da Península Arábica (circulada em vermelho), local onde estão as cidades de Medina e Meca (a cidade sagrada do Islã). Foi nesta região que o islamismo começou. Depois da morte de Maomé, a expansão da religião islâmica atingiu uma série de regiões no Oriente Médio, Ásia, norte da África e na Península Ibérica (atuais Portugal e Espanha, na Europa). A atual situação do Islã pelo mundo é a seguinte (ver mapa abaixo):
O mapa acima representa o percentual atual de muçulmanos em todos os países do mundo. Como diz a legenda, quanto mais escura a cor verde aparece no mapa, maior é o número dos seguidores das palavras de Maomé naquele país.
Assim, fica mais fácil entendermos os motivos da frase que está no título do post. Portanto, árabe é aquele que nasceu ou tem descendência da região da Arábia. Muçulmano é o fiel que segue a religião fundada por Maomé, baseada na crença em um único Deus (chamado de Alá).
A confusão se dá, pois a religião islâmica nasceu na região arábica. Porém, com a expansão para o resto do mundo, atingiu muitos fiéis que se tornaram muçulmanos, mas que não tem origem árabe.
Para dar um exemplo claro disto, vamos citar o caso de Brunei, um pequeno território asiático que nada tem de origem arábica. Veja (Brunei é a pequena região vermelha do mapa):
Agora, assista aos vídeos que mostram a religiosidade muçulmana neste país.
O Sutão de Brunei e a religiosidade deste povo:
Choque cultural: costumes brasileiros e as leis muçulmanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário