Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Escola Villasboas - Homenagem aos formandos 8ª série 2011





Nos últimos quatro anos fui o professor de História dos homenageados deste vídeo. Na primeira vez que os vi, os meninos ainda falavam “fino assim” e as meninas viviam confundindo e nos chamando de “tia”, como fizeram até a 4ª série!
Nas últimas semanas estive pensando que palavras dizer sobre estes alunos. Realizando uma retrospectiva destes quatro anos de convívio percebi que não seria tarefa fácil, já que foram muitos os momentos que vivi com esta turma!
Sou o único professor que esteve com estes alunos, desde que eles chegaram à 5ª série! Parece pouco, mas enquanto preparava este pequeno discurso resolvi abrir meu baú e olhar meus cadernos da 5ª à 8ª série. Sim, eu guardo meus cadernos desta época! Recomendo que vocês façam o mesmo! Com o tempo, muitas lembranças vão se apagando, mas a borracha da memória não chega até os cadernos!
Percebi algo que me surpreendeu: mesmo estudando da 5ª a 8ª série no mesmo colégio (e aquela também era uma escola particular), dos professores que lecionaram nos quatro anos da minha caminhada do Ensino Fundamental II, NENHUM, NENHUM deles esteve presente em todos os quatro anos! Isto me fez pensar em como tive influência nas vidas daqueles que conheci ainda crianças e que, hoje, são adolescentes prontos para uma nova etapa de suas vidas.
Lembrarei das muitas conversas engraçadas que tivemos, das aulas que tiramos para "discutirmos a relação", das brigas para que não copiassem os trabalhos da Internet e dos rostinhos aflitos daqueles que ficaram de recuperação no final de cada ano. Mas levarei, também, algumas lembranças especiais de cada um de vocês.
Da Isabela, lembrarei da alegria contagiante e das reclamações (e como reclama, hein Isa?). Da Ana, lembrarei do sorriso e da sua voz suave ao me dizer "Ah, Professor! Não entendi esse exercício...". Do Carlos, lembrarei da sua empolgação de quando conseguiu superar suas dificuldades. Do Edemar, lembrarei de como você evoluiu nestes últimos anos e do dia em que me deu uma aula de kart naquela corrida. Do Patrick, lembrarei de como foi legal aquele papo que tivemos na sala da Regina, onde você deu uma aula de como um aluno deve se comportar! Do Luis, lembrarei das incontáveis vezes em que te tirei sarro das (também) incontáveis derrotas do Palmeiras. Da Giovana, lembrarei de quando você ficou famosa dando entrevista para a televisão e do sono inacabável que tinhas quando passou a estudar de manhã (apesar que, este sono se mantém até hoje...). Da Letícia, lembrarei de quando você chorou de emoção ao gravar o vídeo em homenagem ao dia dos pais. Do Júnior, também lembrarei do seu depoimento emocionante no vídeo para o dia dos país, mas me lembrarei, ainda mais, das piadas sem graaaaçaaaaa logo às 7:30 da manhã das segundas-feiras!
Foram quatro anos de muitos eventos, visitas, algumas viagens, muitas histórias boas e de muito trabalho! A coroação deste trabalho ocorreu em dois momentos de 2011. No primeiro destes momentos, o fato de termos conseguido a classificação de alguns dos alunos desta classe para a grande final da Olimpíada Nacional de História, onde somente os 900 melhores alunos do Brasil puderam ter a chance de ir a Campinas, concorrer na Unicamp, a terceira melhor universidade da América Latina! O segundo momento de coroação ocorreu na festa de formatura do dia 20/12/2011!
Bom...nestes quatro anos, consegui reunir um bom (e engraçado) material sobre essa garotada! Gostaria que vocês assistissem ao vídeo que preparei exclusivamente para a noite de hoje, contando através de imagens um pouco destes quatro anos desta turma.
Creio que, nós, professores, conseguimos deixar um pouco do que sabíamos com cada um de você. Mas tenham certeza que nós, também aprendemos muito com vocês. Boa sorte em seus novos caminhos! Quando sentirem saudades, sabem onde encontrar a Família Villasboas! Vocês moram em nossos corações! Beijos e abraços!