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terça-feira, 27 de abril de 2010

Pré-História - O modo de vida no Paleolítico a partir da música "Nômade" do grupo Skank

Segue o aúdio e letra da música que ouvimos em sala de aula. Como já analisamos, ela trata do modo de vida dos grupos nômades, sua forma de ocupar dos territórios e se alimentar.

Canção: "Nômade"

Banda: Skank

Álbum: Cosmotron (2003)

A minha casa está onde está o meu coração
Ele muda, minha casa não
No campo, em minas, terras gerais ou qualquer lugar
Onde estou, a minha casa está

Meu endereço é o sítio estrelado de norte a sul
Ele muda a cada estação
Na boca do sertão, na varanda do seu olhar
Onde estou, a minha casa está

A minha carne é feita de tudo que vai e vem
Tempo, nuvem, aflição também
Encontro e perda ao mesmo tempo, eu não vou parar
Onde estou, a minha casa está

Porque que eu sou apenas movimento
Sou do mundo, sou do vento
Nômade

Porque quando paro sou ninguém
Não declaro onde ou quem
Nômade

Porque eu sou apenas movimento
Sou do mundo, sou do vento
Nômade

Porque quando passo sou alguém
Sou do espaço, sou do bem
Nômade

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasília - 50 anos de história, urbanismo, política, cultura e contradições

Apesar de planejada (algo raro neste país), Brasília é uma cidade tipicamente brasileira! Toda a mistura cultural do Brasil é vista lá, assim como os problemas sociais e políticos.

Enquanto a antiga capital da nação, Rio de Janeiro, prima pelas belezas naturais, Brasília se destaca, também, pelas obras humanas, realizadas pelas mentes de Lúcio Costa e Oscar Niemayer. A execução foi realizada pelos "candangos", apelido dado aos brasileiros das diversas regiões que destinaram sua força de trabalho a construção da nova capital. A transmissão da capital federal não foi tarefa fácil. Muitos funcionários públicos, políticos e artistas criticavam a nova sede do governo nacional.
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Construção de Brasília e transmissão da capital federal:


Com o tempo, Brasília cresceu em tamanho e importância no cenário nacional. Apesar de ser uma metrópole com 2,6 milhões de habitantes, os moradores da cidade encontram uma qualidade de vida acima da média nacional. Devido ao planejamento, o transito ainda não é um caos (apesar do crescimento das dificuldades de locomoção, nos últimos anos). na educação, temos uma das melhores universidades do país, a UnB. Um outro destaque da capital federal é no aspecto musical, onde muitas bandas, até hoje, aparecem com grande destaque.
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Bandas de Brasília:

Altos custos na construção, superfaturamentos, mensalões e panetones são parte da história . Mas Brasília representa, também, um marco na modernização e redistribuição populacional do nosso país, ajudando na interiorização da nação.

BARÃO DO RIO BRANCO - 6ªTD - Avaliação II do 1º Bimestre

6ªTD
Data da prova:
26/04 (segunda-feira)

Abaixo estão descritos as páginas e temas que devem ser estudados para avaliação:
- Árabes e o islamismo (Páginas 46 à 54 do livro didático)
- China Medieval (conteúdos do caderno)
- Exercícios do caderno

A partir de sexta-feira (dia 23/04) vou passar olhando os cadernos de todos os alunos. Portanto, para não perder pontos, deixe seu caderno em dia com os conteúdos e atividades.

Abraços,
Professor Samuka

domingo, 18 de abril de 2010

BARÃO DO RIO BRANCO - 6ªTC e 6ªTE - Avaliação II do 1º Bimestre

6ªTC e 6ªTE
Data da prova:
23/04 (sexta-feira)

Abaixo estão descritos as páginas e temas que devem ser estudados para avaliação:
- Árabes e o islamismo (Páginas 46 à 54 do livro didático)
- China Medieval (conteúdos do caderno)
- Exercícios do caderno

A partir de sexta-feira (dia 23/04) vou passar olhando os cadernos de todos os alunos. Portanto, para não perder pontos, deixe seu caderno em dia com os conteúdos e atividades.

Abraços,
Professor Samuka

terça-feira, 13 de abril de 2010

BARÃO DO RIO BRANCO - 6ªTF - Avaliação II do 1º Bimestre

6ªTF
Data da prova:
20/04 (terça-feira)

Abaixo estão descritos as páginas e temas que devem ser estudados para avaliação:
- Feudalismo (Páginas 26, 27, 28 e 30)
- Árabes e o islamismo (Páginas 44, 45, 46, 48, 49, 50, 51, 52 e 53)
- Exercícios do caderno

A partir de terça-feira (dia 20/04) vou passar olhando os cadernos de todos os alunos. Portanto, para não perder pontos, deixe seu caderno em dia com os conteúdos e atividades.

Abraços,
Professor Samuka

BARÃO DO RIO BRANCO - 5ªTB e 5ªTC - Avaliação II do 1º Bimestre

5ªTB e 5ªTC
Data da prova:
19/04 (segunda-feira)


Abaixo estão descritos as páginas e temas que devem ser estudados para avaliação:
- Capítulo IV (páginas 40, 42, 44, 45 e 46)
- Capítulo V (páginas 51, 52, 53, 54 e 55)
*Sugestão: também estude pelos conteúdos do caderno.

A partir de segunda-feira (dia 19/04) vou passar olhando os cadernos de todos os alunos. Portanto, para não perder pontos, deixe seu caderno em dia com os conteúdos e atividades.

Abraços,

Professor Samuka

sábado, 10 de abril de 2010

Nem todo árabe é muçulmano, assim como nem todo muçulmano é árabe!

Vocês já devem ter cansado de me ouvir falar isso! Então, para facilitar a vida, vou postar alguns mapas e vídeos que explicam melhor o título deste post. Mas, antes, vamos aos mapas:
Este primeiro mapa representa a região da Península Arábica (circulada em vermelho), local onde estão as cidades de Medina e Meca (a cidade sagrada do Islã). Foi nesta região que o islamismo começou. Depois da morte de Maomé, a expansão da religião islâmica atingiu uma série de regiões no Oriente Médio, Ásia, norte da África e na Península Ibérica (atuais Portugal e Espanha, na Europa). A atual situação do Islã pelo mundo é a seguinte (ver mapa abaixo):
O mapa acima representa o percentual atual de muçulmanos em todos os países do mundo. Como diz a legenda, quanto mais escura a cor verde aparece no mapa, maior é o número dos seguidores das palavras de Maomé naquele país.

Assim, fica mais fácil entendermos os motivos da frase que está no título do post. Portanto, árabe é aquele que nasceu ou tem descendência da região da Arábia. Muçulmano é o fiel que segue a religião fundada por Maomé, baseada na crença em um único Deus (chamado de Alá).

A confusão se dá, pois a religião islâmica nasceu na região arábica. Porém, com a expansão para o resto do mundo, atingiu muitos fiéis que se tornaram muçulmanos, mas que não tem origem árabe.

Para dar um exemplo claro disto, vamos citar o caso de Brunei, um pequeno território asiático que nada tem de origem arábica. Veja (Brunei é a pequena região vermelha do mapa):
Agora, assista aos vídeos que mostram a religiosidade muçulmana neste país.
O Sutão de Brunei e a religiosidade deste povo:




Choque cultural: costumes brasileiros e as leis muçulmanas


sexta-feira, 9 de abril de 2010

Palestra com o Prof. Dr. Alfredo Boulos Jr

Na última quarta-feira (07/04) estive em uma palestra com o Prof. Dr. Alfredo Boulos Jr, no Anfiteatro do Colégio Marista (Londrina-PR). Quem é meu aluno no Colégio Estadual Barão do Rio Branco já deve ter ouvido falar neste nome. Ele é o autor do livro didático "História, Sociedade & Cidadania". Uma bela coleção de livros didáticos para os alunos de 5ª à 8ª séries (ou 6º ao 9º ano).

Já esperava uma palestra interessante, pois assim é a forma de escrita e os questionamentos dos exercícios que ele levanta aos alunos. Porém, tive a grata surpresa de encontrar uma pessoa realmente agradável. A palestra não foi uma palestra, foi um bate-papo. A troca de experiências (logicamente, aprendi infinitamente mais do que ajudei) foi gratificante, assim como a abordagem dele para os assuntos tratados durante a jornada. Boulos trata as informações e documentos com a atenção que eles merecem, dinamizando fontes e mais fontes e demonstrando uma vasta memória historiográfica.

A riqueza de detalhes com que ele trata a cultura material e imaterial dos povos nativos brasileiros, dos reinos africanos e a fusão cultural entre os povos daquele continente com elementos brasileiros é fenomenal.

Para finalizar, após a palestra conversamos sobre assuntos gerais, indicações profissionais, trocamos e-mails para manter contato e tiramos a foto acima.

Fique tranqüilo, meu caro Boulos. Serás atazanado por minhas mensagens eletrônicas ou por alguma visita aos “recantos” paulistas.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

BARÃO DO RIO BRANCO - 5ª séries - Trabalho para 19/04

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

Data de entrega:
5ªTB - 19/04/2010 (segunda-feira)
5ªTC - 19/04/2010 (segunda-feira)

Valor deste trabalho: 1,5 pontos

– O trabalho deve ser pode ser feito em TRIO, DUPLA ou SOZINHO e de forma MANUSCRITA. Trabalhos que contenham as respostas digitadas NÃO serão aceitos.

– Caso existam trabalhos de grupos diferentes, mas com respostas iguais, ambos os grupos receberão nota 0 (zero) para a questão copiada. O mesmo serve para conteúdos copiados da Internet. Lembre-se: o professor também tem acesso a Internet e conhece o Google!

Qualquer dúvida, pergunte ao professor em sala ou através do blog!

BARÃO DO RIO BRANCO - 6ª séries - Trabalho

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

Data de entrega:
6ªTC – 20/04/2010 (terça-feira)
6ªTD – 19/04/2010 (segunda-feira)
6ªTE – 20/04/2010 (terça-feira)
6ªTF – 20/04/2010 (terça-feira)

Valor deste trabalho: 1,5 pontos

– O trabalho deve ser feito em DUPLA e de forma MANUSCRITA. Trabalhos que contenham as respostas digitadas NÃO serão aceitos.

– Caso existam trabalhos de grupos diferentes, mas com respostas iguais, ambos os grupos receberão nota 0 (zero) para a questão copiada. O mesmo serve para conteúdos copiados da Internet. Lembre-se: o professor também tem acesso a Internet e conhece o Google!

Qualquer dúvida, pergunte ao professor em sala ou através do blog!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

"Megacidades" - E hoje, como está Constantinopla?

Como havia prometido, segue a matéria sobre a antiga capital do Império Bizantino, Constantinopla, hoje chamada de Istambul, apresentada no último domingo (04/04/2010) no Fastástico. A matéria faz parte da série "Megacidades", que conta a história e problemas comuns às grandes cidades mundiais.

Na matéria, além dos problemas e algumas soluções para as questões atuais da cidade, passaram imagens e comentários de locais históricos para a cidade. Comentou-se, também, sobre os sítios arqueológicos encontrados durante a escavação para a construção de um túnel, sobre antigas casas de comércio, sobre a mistura de culturas que a cidade representa desde sua fundação e sua localização geográfica (divisa da Europa com a Ásia).

Todos estes assuntos foram comentados em sala de aula, para as turmas de 6ª séries e, agora, você pode saber como esta cidade se encontra atualmente. Assista!

domingo, 4 de abril de 2010

Fica a dica!

Neste Domingo (05/01), o programa Fantástico (Rede Globo) começa a exibir um quadro chamado "Megacidades". A primeira cidade a ser mostrada é Istambul, na Turquia (a antiga Constantinopla, capital do Império Bizantino).

É uma matéria interessante para ser vista, especialmente, pelos alunos das 6ª séries. Fica a dica e o link "aperitivo":

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1554420-15605,00-MEGACIDADES+TRANSITO+E+PROBLEMA+COMUM+ENTRE+ISTAMBUL+E+SAO+PAULO.html#

Se a matéria for disponibilizada por completo (no site da Globo ou no YouTube), posterei o link aqui.

Abraços!

Páscoa: significados e transformações ao longo da história

A Páscoa é um dos mais importantes e antigos feriados cristãos. É o dia em que se acredita ocorrer a ressurreição de Jesus Cristo. Sua celebração teve início ainda no tempo dos apóstolos. A palavra Páscoa, no entanto, é mais antiga. Antes mesmo do catolicismo, os judeus já celebravam o Pessach ("passagem"), que relembra a libertação do povo de Israel do Egito.

Usar roupas novas também era comum na Páscoa dos tempos mais antigos. Outro costume, este mais comum entre pessoas do campo, era acender fogueiras no topo de montanhas. Estes são vestígios da época pagã (comemorações não cristãs) em que essas fogueiras celebravam a vitória da primavera sobre o verão - após tentar inutilmente acabar com a tradição, a Igreja decidiu incorporá-la às comemorações da Páscoa.

Por que o ovo e o coelho são símbolos da Páscoa?
Para entender os significados destes símbolos é necessário voltar a Idade Média e lembrar dos antigos povos pagãos europeus (povos que não seguiam a crença cristã) que, nesta época do ano, homenageavam a Deusa da Primavera, Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa.

Ostera era sempre representada com um ovo em sua mão e observando um coelho. A deusa, ovo e coelho são símbolos da chegada de uma nova vida. Os símbolos tradicionais da Páscoa vêm de Ostara. Os ovos, símbolo da fertilidade, eram pintados com símbolos mágicos ou de ouro, eram enterrados ou lançados ao fogo como oferta aos deuses. Os cristãos adotaram a simbologia para representar a ressurreição (renascimento).

Os ovos não eram comestíveis, como se conhece hoje. Era mais um presente original simbolizando a ressurreição como início de uma vida nova. A própria natureza, nestes países, renascia florida e verdejante após um rigoroso inverno.

O chocolate só passou a ser utilizado muito tempo depois. Essa história tem seu início com as civilizações dos Maias e Astecas (que viviam nas terras que, hoje, conhecemos como América), que consideravam o chocolate como algo sagrado, tal qual o ouro. Os astecas usavam-no como moeda.

Na Europa, o chocolate aparece a partir do século XVI, tornando-se popular rapidamente. Era uma mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. O chocolate, na história, foi consumido como bebida. Era considerado como alimento afrodisíaco e dava vigor. Por isso, era reservado, em muitos lugares, aos governantes e soldados. Os bombons e ovos, como conhecemos, surgem no século XX.

Por que a Páscoa não é sempre na mesma data?
A Páscoa foi adaptada e renomeada pelos cristãos, do feriado pagão Festival de Ostara, assim como a tradição dos símbolos do ovo e do coelho.

A origem é a Páscoa dos judeus, comemorada sempre no domingo da primeira lua cheia da primavera (outono para nós do hemisfério sul) ou seguindo o equinócio (data em que o dia e a noite tem a mesma duração). Isso ocorre entre 22 de março e 24 de abril. A data cristã foi fixada durante o Concílio de Nicéa, em 325 d.C. O período de quaresma, que vem antes da data, é um momento de reflexão e quietude para os cristãos.

Retirado de:
http://www.culturabrasil.pro.br/pascoa.htm
...
Quem quiser conhecer outras datas pagãs (algo que a Páscoa já foi), brinque um pouco sobre o assunto neste link:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL838724-5602,00-TESTE+SEUS+CONHECIMENTOS+SOBRE+AS+FESTAS+PAGAS.html